A Jandaia Geração de Energia S.A, tem licença prévia para construir um complexo termelétrico de até 2.430 MW e um terminal de GNL/Gás Natural no Porto de Pecém. O empreendimento será dividido em duas fases:
Fase 1: Uma usina termelétrica com até 1.705 MW composta por turbinas a gás operando em ciclo simples e;
Fase 2: Uma ou mais usinas termoelétricas, com potência de até 725 MW, podendo utilizar a tecnologia de turbinas a gás em ciclo simples, ciclos combinados ou motores a gás natural
O empreendimento será implantado na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), no município de Caucaia, a 50 km ao noroeste da capital Fortaleza via rodovia federal e será interligado ao SIN – Sistema Interligado Nacional – através da subestação de Pecém II 500 kV, com uma Linha de Transmissão de 6 km.
O empreendimento receberá gás de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) que será afretada pela Jandaia Energia e que ficará permanentemente atracada no Porto do Pecém.
A usina está sendo projetada para operar nos momentos de baixa performance das fontes renováveis, isto é, em casos de baixo nível d’água nos reservatórios das hidrelétricas, baixa velocidade de ventos (o que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica).
O empreendimento é um investimento da Ceiba Energy, no valor aproximado de R$ 7,6 bilhões.